terça-feira
23 de Maio de 2017 - 19:48
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
“Escola ativa” ganha adeptos em Beja
 
Destaque
Livro raro exposto em Beja
 
AGENDA
Sangre Ibérico e Miguel Gameiro na Feira do Caracol em Cuba
semana
 
AMAlentejo em congresso em castelo de Vide ++
 
Mesa redonda para debater queijo Serpa++
 
“Piquenique sorriso” em castro Verde ++
 
Semana cultural de Sobral da Adiça ++
 
Duas crianças atropeladas em Santiago do Cacém++
 
Biblioteca de Beja acolhe exposição dos trabalhos do concurso A minha rua++
 
Entidade Regional de Turismo promove Alentejo++
 
ADPBeja promove conferência ++
 
EB23 Damião de Odemira recebe prémio ++
 
Dia do Município na Vidigueira ++
 
Abertas inscrições para as marchas em Beja ++
 
Sessão sobre sistema de incentivos ao empreendedorismo em Aljustrel e castro Verde++
 
 
 
 
 
Filatelia


Luto na filatelia portuguesa



Inesperadamente, pois nada o fazia prever, no último dia 12, do Hospital de S. José, em Lisboa, partiu para uma outra dimensão o alentejano (por sua opção) Leonel Borrela (22/02/1955 – 12/05/2017).
Para além da sua família, este ilustre investigador dedicou toda a sua vida a três grandes paixões: à história de Beja nos seus mais variados aspetos, à pintura e à “muito sua” soror Mariana Alcoforado que, segundo ele defendia, era – indubitavelmente – a autora das célebres Cartas Portuguesas, impressas pela primeira vez em Paris, com o nome de Lettres Portugaises.
Para além de filatelista, sem muito tempo para tal, segundo dizia, Leonel Borrela produziu alguns desenhos que serviram de base aos CTT Correios para confecionarem carimbos comemorativos que foram usados em diversos eventos filatélicos na nossa cidade. 
Os seus primeiros desenhos para este fim foram usados pelos Serviços Artísticos dos CTT Correios para criarem dois carimbos comemorativos (CC) que foram usados numa exposição, de cobertura nacional, que se realizou no seminário de Beja de 25 abril a 1 de maio de 1991. O do dia 25 mostra-nos a janela de Mariana Alcoforado tendo por fundo a torre do Mosteiro; no outro (dia 1), vemos Soror Mariana escrevendo ao seu amado.
Também é da sua autoria a medalha oficial da exposição e que foi distribuída aos concorrentes. “Cartas de Amor de Soror Mariana Alcoforado” é o título do artigo que o amigo Leonel escreveu para o catálogo.
Seguiu-se o desenho para o CC usado na Quinta dos Bonecos (freguesia das Neves) em 27 de março de 1995 durante as comemorações do Dia Nacional do Dador de Sangue, que nesse ano tiveram lugar em Beja.
Ainda em 1995 criou os desenhos para os dois CC que foram usados na exposição de âmbito nacional comemorativa do 25.º aniversário do hospital de Beja. A medalha oficial, bem como o postal ilustrado do evento, também foram criados pelo nosso saudoso amigo.
Seguiu-se o desenho para o CC usado no dia 29 de setembro de 2007. O CC mostra-nos a freira de Beja escrevendo ao seu amado. Para o catálogo da exposição escreveu: “De Mariana Alcoforado e da polémica sobre a autenticidade das Cartas Portuguesas”.
Também é do nosso amigo a fotografia da ilustração que ocupa toda a metade esquerda da frente do bilhete-postal que os CTT Correios emitiram em 25 de abril de 2009 para assinalar a passagem dos 550 anos da fundação do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja. Para o catálogo desta exposição Leonel Borrela escreveu o artigo, “O 550.º aniversário da fundação do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição”.
Para uma outra exposição que decorreu de 17 a 22 de outubro, ainda deste ano, “A Infanta D. Beatriz, Duquesa de Beja” é o assunto que Borrela escolheu tratar no catálogo desta exposição.
Embora não tenha desenhado os CC para estas duas últimas exposições, é dele a ideia para reproduzir no CC Fernando 1.º Duque de Beja na primeira e D. Beatriz 1.ª Duquesa de Beja na segunda.


Geada de Sousa









 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com