terça-feira
17 de Outubro de 2017 - 08:45
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
O “ser alentejano” é qualquer coisa que a razão dificilmente explica
 
Destaque
Baixo Alentejo apresenta a menor esperança de vida em Portugal continental
 
AGENDA
Secular Feira de castro regressa no fim de semana
semana
 
BA11 abre portas à população++
 
EMAS promove reflexão sobre alterações climáticas++
 
Prevenir e combater o bullying em Aljustrel++
 
IPBeja recebe alunos provenientes de 13 países++
 
Morte no IC1 ++
 
Furto de animais em Moura++
 
Tentativa de homicídio em castro Verde++
 
Teatro para todos na Casa da Cultura++
 
Fundação Multifida em Mértola++
 
Museus Rurais do Sul em colóquio++
 
Piruka, Virgem Suta e DJ Cristian F Animam Ruralbeja++
 
António Zambujo nomeado para um Grammy Latino++
 
 
 
 
 
Filatelia



Exposições em Beja e Almada

A Universidade Sénior de Beja (USB) e a Arpca – Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada realizam na segunda metade deste mês uma exposição de vários produtos de colecionismo, com destaque para a filatelia.
A exposição de Almada é inaugurada amanhã, às 16 horas, na Oficina da Cultura, na avenida Nuno Álvares, em Almada, e encerra no dia 22. 
A exposição de Beja é inaugurada às 10 horas do dia 19 e resulta de uma parceria entre a Associação dos Dadores de Sangue e a Universidade Sénior de Beja (USB), entidade que está a comemorar o seu décimo aniversário. Vai decorrer na galeria Ao Lado, no Instituto Politécnico de Beja, e podem apreciar-se uma dezena de coleções de filatelia e muitos outros objetos de colecionismo de alunos e professores da USB. Encerra no dia 4 de novembro.
Uma das coleções de filatelia (classe aberta) mostra-nos o que foi a produção filatélica do ilustre investigador bejense, por opção, Leonel Borrela, Homem que há pouco nos deixou.
Este técnico museológico, ilustre aguarelista e investigador da história bejense, deixou-nos um importante conjunto de trabalhos sobre a cidade. A sua profissão e o local de trabalho contribuíram para fazer dele o maior estudioso e colecionador alcoforadino, do País, e, seguramente, um dos maiores do mundo. Era conhecida por todos a sua paixão pelas Cartas Portuguesas e pela sua autora, soror Mariana Alcoforado.
Para além de filatelista, Leonel Borrela foi o autor do desenho de uma dezena de carimbos usados em exposições em Beja, das medalhas para a Beja’91 e Beja’95, do postal ilustrado da “Pilastra Visigótica” (1995), também é dele a fotografia da ilustração do inteiro postal comemorativo dos 550 Anos do Convento da Conceição de Beja e escreveu vários artigos para catálogos de exposições filatélicas. 
A exposição da Arpca é dedicada a Romeu Correia (1917-1996) e mostra-nos um importante conjunto de coleções de filatelia e outros produtos de colecionismo. 
Sobre a importância da filatelia como património, num artigo inserto no catálogo desta exposição, Pedro Vaz Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, afirma que “A filatelia é uma importante mais valia cultural para muitos portugueses, que dedicam o seu tempo a investigar e a colecionar, todas as peças postais e com estas constituem excelentes conjuntos de história postal”.
À exceção do carimbo de Beja e de Almada, as restantes ilustrações são os lotes 784 e 627 do 71.º leilão P. Dias, que vão à praça respetivamente por €1 400 e €360. Veja-se o selo Ceres: trata-se de um erro; a última letra de correio é um C em vez de um O.
É raríssimo. Na opinião do leiloeiro é mais raro usado do que em novo.
O leilão realiza-se no dia 21, na avenida Duque de Ávila, 120, 2.º andar, em Lisboa. O catálogo pode ser visto em http://www.leiloespdias.pt 


GEADA DE SOUSA




 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com