sábado
16 de Dezembro de 2017 - 20:48
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
Bonecos de Estremoz são património da Unesco
 
Destaque
Jorge Freitas Branco: estudioso das culturas populares contemporâneas
 
AGENDA
Conservatório Regional do Baixo Alentejo celebra 20 anos
semana
 
Almoço de Natal para idosos e pensionistas de Aljustrel ++
 
Uma tonelada de azeitona apreendida em Baleizão ++
 
Projetos Volta de Apoio ao Emprego apresentados em Beja++
 
ACOS e Cebal finalistas de prémio do Crédito Agrícola++
 
castro Verde promove venda de natal com produtos a preços acessíveis++
 
Feira do Sótão e Artesanato em Serpa++
 
Trabalhadores da Somincor marcam terceira greve do ano++
 
Mértola aprova Plano Municipal Defesa da Floresta Contra Incêndios++
 
Conselho consultivo de Vidigueira++
 
Vidigueira promove atividades nas férias de Natal++
 
Ceia Solidária da Cruz Vermelha++
 
“Cantes de Natal do Alentejo” na Basílica de castro Verde++
 
 
 
 
 
Filatelia


Já saiu o catálogo de selos para 2018


Já se encontra à venda a 32.ª edição do catálogo de selos postais e marcas pré-adesivas da Mundifil para o próximo ano.
Na continuidade do excelente trabalho que tem feito desde há muitos anos, o engenheiro Miranda da Mota, da Association International des Experts en Philatélie, responsável pela sua orientação técnica, brinda-nos com um conjunto de melhoramentos que ajudam o filatelista nas suas pesquisas e muito o valorizam.
Foram introduzidas novas e significativas valências. Pela sua importância, destacamos algumas: reprodução de todos os selos de correio desde o n.º 1 até ao presente, mesmo quando os selos da emissão têm o mesmo desenho; identificação de cada variedade pelo número do selo acrescido de uma ou duas letras, com texto em itálico; índice alfabético de motivos dos selos; indicações dos selos com inscrições no verso; cotações para os selos sem goma (cola) ou regomados em emissões de Portugal da década de 1920, dos Açores, da Madeira e dos distritos administrativos insulares, além das já existentes do período da monarquia; indicação, para cada emissão das etiquetas, dos conjuntos de taxas de cada um dos anos em que são conhecidas; apresentação das cotações de todas as peças relativas a cada emissão, tais como sobrescritos de primeiro dia, folha miniatura, caderneta junto da mesma, sem prejuízo de continuarem na listagem geral incluída num outro capítulo.
Na nossa opinião, a inclusão do índice alfabético dos motivos dos selos será um dos aspetos mais apreciados pelos filatelistas. A partir de agora não é preciso folhear o catálogo da primeira à última página (e sujeito a errar) para saber, por exemplo, que selos já foram emitidos sobre determinado assunto ou personagem.  
Outro aspeto igualmente de grande importância pela sua riqueza temática era saber quais os selos que apresentam uma inscrição no verso. Tal prática é incomum e, talvez por isso, não conhecemos nenhuma publicação que as registe na sua totalidade. A partir de agora tal é possível pois este foi um aspeto que Miranda da Mota entendeu (e bem) que era importante assinalar. 
A primeira emissão portuguesa nestas condições foi a comemorativa do 7.º Centenário do Nascimento de Santo António em 1895 (ver as ilustrações). A legenda, em latim, que os 15 selos apresentam é a seguinte: O lingua benedicta quae Dominum semper benedixisti et alios benedicere docuiste: nunc perpicue cernitur quanti meriti fueris apud Deum.
O catálogo tem o preço de 38 euros e pode ser pedido a Mundifil, rua da Madalena, n.º 227; 1100-319 Lisboa; telefones 218 820 030 – 926 243 297 ou pelo email mundifil@mundifil.pt.

Geada de Sousa



 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com