terça-feira
25 de Abril de 2017 - 13:23
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
Conceição Margalha: “Temos de ir buscar a Évora aquilo que não temos cá”
 
Destaque
AeroNeo inicia obras no aeroporto até final de maio
 
AGENDA
“Alentejo: afetos e olhares da arte” na Pousada de Beja
semana
 
Libertadas em Grândola aves selvagens que foram recuperadas++
 
Câmara de Moura apoia clubes desportivos++
 
Mértola aprova Plano Operacional da floresta++
 
Câmara e a Associação de Defesa do Património apresentam iniciativa Florir Beja++
 
Mostra gastronómica em Grândola ++
 
Vila Nova de S. Bento, em Serpa, inaugura pavilhão desportivo++
 
Feira do Livro de Cuba até sábado++
 
Núcleo museológico de Aivados, em castro Verde, ganha sala de exposições++
 
Risco “muito elevado” de incêndio no distrito de Beja++
 
Biblioteca de castro Verde comemora 22.º aniversário++
 
 
 
 
 
Filatelia


Sugestão para os selos de 2018


Conscientes da importância que tem o selo de correio como um verdadeiro embaixador do País junto dos povos de todo o mundo, e para que nada de importante fique por assinalar, os CTT Correios pedem a todos os interessados que enviem as suas sugestões para os selos que irão ser emitidos durante o próximo ano.
Este privilégio tem sido usado anualmente pelo “Diário do Alentejo”. Habi-tualmente todos os anos algumas das nossas sugestões são aceites. Infelizmente outras, que também consideramos importantes, têm sido sistematicamente “ignoradas”, como o é, por exemplo, uma emissão de sensibilização para a dádiva de sangue. 
Também sugerimos uma emissão alusiva ao Campeonato do Mundo de Futebol e à Arte Chocalheira, arte que já é reconhecida como Património Imaterial da Huma-nidade desde 1 de dezembro de 2015 e que, infelizmente, parece caminhar a passos largos para a extinção. 
Aqui deixamos uma listagem de alguns factos da nossa história que, na nossa opinião, são merecedores de uma emissão de selos ou de um bilhete-postal; 550 anos da carta de Grazioso Benincasa que assinala, pela primeira vez, as ilhas de Cabo Verde; 500 anos do casamento do rei D. Manuel I com D. Leonor de Castela; bula in Partibus do papa Leão X, que eleva o príncipe do Congo à dignidade de bispo de Utica, foi primeiro bispo negro; 475 anos da fundação das primeiras misericórdias no Brasil; Morte de João Rodrigues Cabrillo, navegador português que se notabilizou ao serviço de Espanha; 450 anos da ascensão de D. Sebastião ao trono; 350 anos da assinatura do tratado de paz com a Espanha e que pôs fim à guerra da Restauração; 250 anos da Real Mesa Censória que separou a censura secular da eclesiástica; Elevação de Dili como capital de Timor; 200 anos da aclamação, no Brasil, do rei D. João VI e da Fundação do Sinédrio; 150 anos da fundação da Companhia das Águas de Lisboa; Adoção da unificação de pesos e medidas; 100 anos do fim da Primeira Grande Guerra; da Criação do Ministério da Agricultura e do Nascimento de Vitorino Magalhães Godinho; 75 anos das manifestações estudantis e da proclamação pelos estudantes do “Luto académico” após o encerramento, pelas autoridades, do Instituto Superior Técnico. 
De aniversários ligados às artes e letras propomos: 550 anos da publicação da Crónica de D. Duarte de Menezes, de Gomes Eanes de Zurara; 500 anos da publicação do Auto da Alma, de Gil Vicente; 400 anos da publicação do Atlas, de Fernão Vaz Dourado, e do Atlas Universal, de Diogo Homem; 300 anos da publicação da “Gazeta de Lisboa”; 175 anos da publicação das Viagens na Minha Terra, de Frei Luís de Sousa, e do Romanceiro, de Almeida Garrett; de O Bobo e Apontamentos para a História dos Bens da Coroa e Forais, por Alexandre Herculano; 150 anos da fundação do jornal diário “O Primeiro de Janeiro”; 100 anos da morte de Amadeu de Sousa Cardoso e de Guilherme Santa-Rita; Fundação da revista “Pela Grei”, por António Sérgio; da publicação de Cantigas de Saudade, de António Botto; de Os Árcades, de Teófilo Braga, e das Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro.
De personalidades estrangeiras que nos parecem ser motivo de filatelização apontamos o centenário do nascimento de Nelson Mandela; os 50 anos da morte de Martin Luter King e do primeiro astronauta Iuri Gagarine. 
As sugestões deverão ser enviadas para filatelia.design@ctt.pt 
Fonte: História de Portugal em datas, 3.ª ed. Lisboa, Temas e Debates,2000

Geada de Sousa












 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com