quarta-feira
13 de Dezembro de 2017 - 09:29
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
Cruz Vermelha de Beja coordena emergências no Sul do País
 
Destaque
Claudiu e Cristina: Estes miúdos vão dar que falar
 
AGENDA
A Doçaria Portuguesa – Sul vai ser lançado no Centro Unesco de Beja
 
 
Biblioteca de Aljustrel relembra Brito Camacho
 

Brito Camacho: o homem e a obra” é o nome da exposição biobibliográfica que a Biblioteca Municipal de Aljustrel vai apresentar entre os dias 4 e 31 de outubro. Na véspera de se comemorar o Dia da Implantação da República Portuguesa, adianta a Câmara Municipal de Aljustrel, a biblioteca “vai abrir o seu fundo local para prestar homenagem ao ilustre aljustrelense e republicano, Manuel de Brito Camacho”.

A exposição com livros, textos e alguns apontamentos “de um dos mais brilhantes filhos de Aljustrel” vai estar patente ao público até ao dia 31 de outubro.

Manuel de Brito Camacho nasceu a 12 de fevereiro de 1862, em Aljustrel, no Monte das Mesas (Rio de Moinhos), e faleceu, em Lisboa, em 19 de setembro de 1934. No seu percurso de vida “foi médico, militar, escritor, publicista e político, tendo exercido na I República as funções de ministro do Fomento (1910-1911) e de alto comissário da República em Moçambique (1921 a 1923). Fundou e liderou o Partido Unionista. Foi fundador e diretor do jornal ‘A Luta’, órgão oficioso do Partido Unionista”, relembra a autarquia.

É autor “de mais de 30 volumes publicados, nos quais se destacam as narrativas sobre a sua terra natal, o Monte das Mesas, onde nasceu, e o Baixo Alentejo rural”. Colaborou em diversas publicações periódicas, nomeadamente nas revistas “Atlântida” e “Ilustração”, bem como na edição mensal do “Diário de Lisboa” e na “Gazeta das Colónias”, entre outras.

O nome de Manuel de Brito Camacho foi atribuído à Escola Básica de Aljustrel, “de que é patrono, e figura na toponímia de Aljustrel”, conclui a autarquia.
 
 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com