sábado
16 de Dezembro de 2017 - 20:49
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
Bonecos de Estremoz são património da Unesco
 
Destaque
Jorge Freitas Branco: estudioso das culturas populares contemporâneas
 
AGENDA
Conservatório Regional do Baixo Alentejo celebra 20 anos
 
 
Cidade de Beja homenageia Santa Maria
 


Tem início hoje, sexta-feira, na cidade de Beja, mais uma edição das Festas em Honra de Santa Maria, que se prolongam até terça-feira, 15, Dia da Assunção de Nossa Senhora. A missa de abertura das festas está agendada para as 20 horas.

O programa para os cinco dias de festejos reserva, entre outras propostas, concertos, animação, tasquinhas, espectáculo pirotécnico, cerimónias religiosas e a 3.ª edição do cortejo histórico.

Neste primeiro dia de festejos atuarão o grupo Rufar e Bombar (às 18 e 30 e às 21 horas), assim como grupos corais (22 horas) e a banda DFB (22 e 30 horas).

Amanhã, sábado, as portas de Mértola receberão, pelas 10 e 30 horas, as Vozes do Sul. À noite, a partir das 21 e 30 horas, haverá stand up comedy com Jorge Serafim. Uma hora depois atuarão os Lucky Duckie e à meia-noite terá início baile abrilhantado por Celso Graciano.

As propostas para domingo passam por zumba (10 horas) e pelas atuações dos Real Aliança Velha (21 horas) e Fernando Pardal Trio (22 e 30 horas).

Na segunda-feira, dia 14, o parque da cidade de Beja será palco, a partir das 22 horas, de um “Tributo aos Queen”, pelos One Vision. À meia-noite haverá um espetáculo pirotécnico e animação continuará noite dentro com o DJ Pedro Frazão.

A encerrar, na terça-feira, haverá, pelas 11 horas, missão em Honra de Santa Maria e, pelas 18 horas, procissão e encerramento das festas.

O 3.º cortejo histórico, organizado pela Câmara de Beja, terá lugar amanhã, sábado, pelas 19 horas, com início na rotunda da rua D. Afonso Henriques, seguindo para a rua Luís de Camões, rua Gomes Palma, Jardim do Bacalhau, rua da Liberdade e terminando na avenida Miguel Fernandes.

Segundo a autarquia, serão cerca de 600 os figurantes “que irão recrear uma história com mais de 20 séculos, desde o século I d.C., com a fundação da cidade Pax Iulia, até ao século XXI, com o cante, elevado a Património Imaterial da Humanidade”. “O cortejo recria períodos históricos relevantes para o concelho, como o período islâmico, o primeiro foral de Beja dado pelo rei D. Afonso III, a Revolução de 1383-85, o período manuelino, soror Mariana Alcoforado, as lutas liberais, os republicanos e a Revolução de Abril”, adianta a organização, frisando que, nesta 3.º edição, o cortejo apresenta algumas novidades, nomeadamente “um novo quadro que evocará a vida de frei Manuel de Cenáculo, um homem do Século da Luzes”, e “um exemplo da arquitetura erudita do século XVI, através de uma representação da igreja da Misericórdia”.

 
 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com