quinta-feira
17 de Agosto de 2017 - 02:54
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
Um tema de sempre a que a situação atual de seca extrema veio dar mais visibilidade. A falta de
 
Destaque
Superintendente Raul Glória Dias, comandante distrital da PSP de Beja, diz que policiamento de bairro “vai avançar em todos os bairros da cidade”
 
AGENDA
Cidade de Beja homenageia Santa Maria
semana
 
Bombeiros de Beja em Abrantes e Grândola ++
 
Vidigueira assinala Dia Internacional da Juventude++
 
Beja apoia incêndio em Abrantes++
 
Detida por tráfico de estupefacientes em Saboia ++
 
“Gestos ancestrais. Objetos de ontem e de hoje em exposição em Mombeja ++
 
Semana Cultural Carpe Diem chega ao fim no Sábado ++
 
Figueira dos Cavaleiros recebe Feira do Melão ++
 
Espetáculo solidário com António Zambujo em Mombeja++
 
Corrida de touros homenageia Manuel Almodôvar++
 
Piscinas descobertas de Mértola reabrem na sexta-feira++
 
Bombeiros de castro feridos em acidente de viação++
 
Ricardo e Henrique e Rebeca animam Festas de Quintos ++
 
 
 
 
 
Prazeres



A cozinha alentejana
é a “alma gastronómica” do país


Luís Godinho

Regis St. Louis escreve sobre viagens para a revista “Lonely Planet”. É dele a autoria da frase que dá título a este artigo: “O Alentejo é, em muitos aspetos, a alma gastronómica de Portugal”. E a explicação é simples: daqui sai metade do vinho produzido no País; são daqui alguns dos pratos mais emblemáticos da cozinha nacional; e, sim, a região orgulha-se de manter restaurantes autênticos, “lugares que celebram receitas antiquíssimas e a profunda conexão alentejana com o solo”.
Regis St. Louis percorreu a região, do norte do distrito de Portalegre à costa sudoeste, para confirmar que o Alentejo “é um dos grandes destinos culinários desconhecidos do mundo”. É bom ler estas coisas, e sobretudo dar a lê-las a quem por cá vive e nem sempre consegue o distanciamento necessário para apreciar o que de bom e de belo nos rodeia, a simplicidade de uma arte que não sendo “espalhafatosa”, ao contrário do que sucede noutras regiões mais “estreláveis” por parâmetros de lamentável globalização gustativa, prossegue tradições culinárias seculares cuja maior riqueza são os ingredientes: o pão (das açordas e das “muito amadas” migas), as azeitonas, os cogumelos selvagens, a carne de porco alentejano, os queijos – “vale a pena fazer uma peregrinação a Serpa para provar o queijo” – entre muitos e muitos outros.
Em tempo de férias, deixo aqui o roteiro da “Lonely Planet” pela nossa gastronomia, bem ao jeito de um passeio por sabores da região, a começar logo pelos doces: pão de rala em Évora; sericaia em Elvas; doces conventuais na feira que todos os anos, em finais de março, se realiza em Portalegre.
Quanto a vinhos, Regis St. Louis começou pela loja da Rota de Vinhos do Alentejo, a dois passos do Teatro Garcia de Resende, onde todas as semanas é possível provar vinhos de forma gratuita, seguindo depois para a Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz – além do restaurante da própria herdade, capitaneado por Pedro Pena Bastos (um chefe em ascensão), teve a sorte de entrar no Sabores de Monsaraz para se deliciar com pratos de bacalhau. Quanto à costa, bom, a Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes) é uma visita incontornável.
De Évora fica ainda uma incursão pelo Botequim da Mouraria, “escondido” no labirinto de ruas do centro histórico da cidade, onde “o efusivo senhor Domingos é anfitrião e sommelier, recebe os convidados, sugere os vinhos e os pratos de um menu que muda todos os dias”.
O muito que ficou de fora desta reportagem da “Lonely Planet” só nos pode deixar orgulhosos de todos aqueles que diariamente apostam nos produtos regionais e nos modos de fazer passados de geração em geração.
PS: A propósito do artigo da semana anterior, agradeço o email que José Galante teve a gentileza de me enviar, com a promessa de um trabalho mais alargado, de fundo, sobre o vinho da talha lá para o São Martinho.






 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com