terça-feira
17 de Outubro de 2017 - 08:46
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
O “ser alentejano” é qualquer coisa que a razão dificilmente explica
 
Destaque
Baixo Alentejo apresenta a menor esperança de vida em Portugal continental
 
AGENDA
Secular Feira de castro regressa no fim de semana
semana
 
BA11 abre portas à população++
 
EMAS promove reflexão sobre alterações climáticas++
 
Prevenir e combater o bullying em Aljustrel++
 
IPBeja recebe alunos provenientes de 13 países++
 
Morte no IC1 ++
 
Furto de animais em Moura++
 
Tentativa de homicídio em castro Verde++
 
Teatro para todos na Casa da Cultura++
 
Fundação Multifida em Mértola++
 
Museus Rurais do Sul em colóquio++
 
Piruka, Virgem Suta e DJ Cristian F Animam Ruralbeja++
 
António Zambujo nomeado para um Grammy Latino++
 
 
 
 
 
Prazeres


Três louvores merecidos a quem trata do vinho

Luís Godinho

Escritor, filósofo e político, Mariano José Pereira da Fonseca entrou para a História sobretudo por dois motivos: foi um dos primeiros ministros das Finanças (ou da Fazenda, como por lá se diz) depois de o Brasil se ter declarado independente e, para o que aqui nos importa, foi autor de diversas obras, sendo que a mais conhecida se intitula Máximas, Pensamentos e Reflexões. Filho de pai português e de mãe brasileira, deixou-nos várias reflexões escritas, entre as quais esta: “O louvor não merecido embriaga como o vinho”. Para não nos deixarmos embriagar, até porque de vinho se trata, cá seguem três louvores merecidos a quem tanto tem ajudado a puxar pelos vinhos do Alentejo.
O primeiro é para a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, personificado na pessoa do seu presidente, Francisco Mateus, que leva este fim de semana a Lisboa a Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo. Em 10 restaurantes haverá um petisco e um copo de vinho alentejano por 3,5 euros, para promover os sabores alentejanos.
A iniciativa coincide com mais uma edição da mostra Vinhos do Alentejo em Lisboa, hoje e amanhã no Centro Cultural de Belém, que conta com a presença de 84 produtores de vinhos, provas comentadas, seminários e experiências gastronómicas (com a chefe Marlene Vieira e com o chefe Júlio Vintém). Estarão em prova cerca de 700 vinhos. Permitam-me destacar a segunda prova comentada de amanhã, pelas 18 e 30 horas, a cargo de Alexandre Lalas: “Alentejo: dos vinhos de talha ao novo mundo”.
O evento é uma aposta ganha e os frutos que dele resultam comprovam-se de ano para ano, tanto a nível da notoriedade como do desempenho dos vinhos alentejanos no mercado nacional, o que não é tarefa fácil quando outras regiões (como o Douro) se debatem com um excedente anual de 28 milhões de garrafas de vinho.
A segunda nota positiva desta semana vai para a Vinipax, nas pessoas do seu diretor técnico (Aníbal Coutinho) e, muito especialmente, do meu bom amigo José Lameira a quem se deve muito do sucesso deste evento, a maior mostra de vinhos do sul do País.
O calor, sobretudo ao início da tarde, não ajudou à festa mas houve, outra vez, oportunidade de provar bons vinhos de várias regiões do País, permitindo-me destacar os vinhos de Ponte de Lima (onde predominam as castas Loureiro e Trajadura) e, sobretudo, os da Moldávia – oportunidade única para apreciar vinhos de um dos maiores países produtores do mundo (gostei especialmente do tinto Negre 2015, feito com uma casta que, apesar do nome nos ser estranho, Feteascã Neagrá, já por lá é cultivada há dois mil anos).
Um último destaque para o enólogo Luís Patrão que, desde final de 2016, assumiu a enologia e viticultura da Tapada de Coelheiros (Arraiolos), meses depois de a herdade ter sido adquirida pelo casal Alberto Weisser e Gabriela Mascioli. O novo perfil de vinhos já por aí está, a dar prova pública do trabalho de um enólogo que, sendo da Bairrada, já deixou um legado importante nos vinhos alentejanos.


Comentários a este artigo, sugestões ou informações: luisgodinho@outlook.com

 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com