terça-feira
17 de Outubro de 2017 - 08:46
Subscrever feed Add to Google Subscrever num leitor de feeds
 
Destaque
O “ser alentejano” é qualquer coisa que a razão dificilmente explica
 
Destaque
Baixo Alentejo apresenta a menor esperança de vida em Portugal continental
 
AGENDA
Secular Feira de castro regressa no fim de semana
semana
 
BA11 abre portas à população++
 
EMAS promove reflexão sobre alterações climáticas++
 
Prevenir e combater o bullying em Aljustrel++
 
IPBeja recebe alunos provenientes de 13 países++
 
Morte no IC1 ++
 
Furto de animais em Moura++
 
Tentativa de homicídio em castro Verde++
 
Teatro para todos na Casa da Cultura++
 
Fundação Multifida em Mértola++
 
Museus Rurais do Sul em colóquio++
 
Piruka, Virgem Suta e DJ Cristian F Animam Ruralbeja++
 
António Zambujo nomeado para um Grammy Latino++
 
 
 
 
 
Música


Leiria soma e segue


Antonieta Félix    

Débora Umbelino recebe dos amigos a alcunha de Surma e não mais a larga. Assume-a, inclusive, como um “alter ego”. Com ela entra no meio artístico, numa banda e depois sozinha, sobe aos palcos, grava singles e telediscos e ganha rasgados elogios da crítica musical. Um caminho que a traz ao 13 de outubro de 2017, em que coloca à venda o primeiro álbum, “Antwerpen”.
Murmúrios é uma boa palavra para definir os tons vocais em que se desdobra no disco e aos quais junta teclados, baixos e guitarras. Tudo a duas mãos, não fosse Surma uma já reconhecida one woman band.
O primeiro tema extraído do álbum, “Hemma”, foi muito aclamado, os outros nove que o compõem são aguardados com expetativa, sobretudo pelos que já viram e ouviram Surma ao vivo.
A sua voz é comparada a sons celestiais, as suas atuações apelidadas de momentos únicos. É de Leiria e junta-a à série nacional de talentos musicais desta cidade que ganha asas e nome além- -fronteiras. É lá, na infância, que se interessa por bateria e flauta, depois por guitarra e piano. Mais tarde, em Lisboa, na escola do Hot Club, estuda contrabaixo e voz. Faz parte da Basf, ou Backwater and the Screaming Fantasy, até há cerca de quatro anos, altura em que, por estar em Lisboa, e ser difícil conjugar os ensaios com o grupo em Leiria, se inicia a solo.
Os concertos de apresentação de “Antwerpen”, disco editado pela Leiria Omnichord Records, começaram ontem e estendem-se, para já, até 22 de dezembro, entre Portugal, Espanha e França.



 
 
 
 
  • http://www.yakademia.com http://www.artblows.com http://www.sensepam.com/ http://www.footneuf.com/ http://www.bestsextv.com http://www.nyctrio.com/ http://www.sexboxvideo.com/ http://www.sibura.com